Olá!

Bem vindos ao diário de uma brasileira em Timor-Leste - uma meia-ilha no outro lado do planeta que a todos encanta com a magia do canto de uma sereia.
Ou seria o canto de um crocodilo? Bem... em se tratando de Timor, lafaek sira bele hananu... :-))

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

02 de fevereiro de 2010 – Rotina



Nem eu nem você, que me acompanha através desse blog, acreditávamos que haveria alguma coisa interessante para registrar a cada dia. Minha vidinha em Timor segue um início de rotina: acordar, me arrumar para o trabalho, dar comida para a macaca (o Chico era Chica, ou a Coca-Cola era Fanta, como dizia Raimundo), esperar pelo carro da embaixada, cumprir minhas tarefas no Profep, almoçar em algum restaurante,... por aí vai.

Hoje tivemos que responder um questionário proposto por um grupo do MEC-BR e que virá aqui ainda este mês para passar uns dez dias avaliando o trabalho do Profep. Claro que eu pouco pude contribuir nas respostas, já que referiam-se ao período em que eu ainda não estava aqui, mas foi bom acompanhar os colegas, até para ter uma idéia melhor do que já foi feito. No próximo Sábado vou fazer minha primeira viagem pelo Profep e irei a um lugar chamado Maumeta com os colegas Alan (Filosofia) e Vladimir (Pedagogia).  Maumeta é um Suco, subdivisão de um Subdistrito (Bazartete), subdivisão de um Distrito (Liquiçá). Descobri (Google, sempre Google) que há outras localidades com esse nome aqui em Timor. Tem Maumeta no distrito de Aileu e também na ilha de Ataúro, mas o Maumeta que vou visitar no Sábado é esse aqui pertinho de Dili e talvez nem precise tomar um Dramim. No meu único passeio a Aileu, em agosto de 2005, botei pra fora até meu último jantar no Brasil, seis meses antes! Bem, na dúvida, levo o Dramim na bolsa, mas espero que tudo corra bem.

A boa notícia do dia foi que saiu a ajuda de custo oferecida pelo governo de Timor-Leste, no valor de $300.00 USD por mês. É o exato valor do meu aluguel e como parece que meu primeiro pagamento da Capes só virá no fim do mês, qualquer ajuda é bem vinda. Ao menos não serei despejada daqui da casa do padre onde estou tão bem acomodada. Pra celebrar a repentina riqueza, fiz pé e mão no salão da Maria, a cabo-verdiana casada com Pedro, o juiz. Eu os conheci em 2005, pois eram vizinhos da Lúcia Inês. Maria tem esse salão, muito bem montado para os padrões timorenses e o serviço de pedicure e manicure sai por $20.00 USD.

Outra boa nova é o calendário do Profep que incorporou os feriados do Procapes, ou seja, uma semana livre pelo Carnaval e depois mais outra pela Semana Santa. Como não devo ter muito dinheiro até o Carnaval, estou planejando uma volta olímpica pelo país, mas na Semana Santa, se Deus quiser e me ajudar, vou a Bali e a mais algum lugar pela Ásia. Em 2005/2006 eu só trabalhei, trabalhei, trabalhei. Não é que agora eu não vá trabalhar, mas não volto ao Brasil sem conhecer a China, e se promessa é dívida, eu devo essa viagem a mim mesma. CAPES-Tour: me aguarde!

2 comentários:

  1. De repente da até pra vir até aqui. Vc so gastara a passagem, tera comida, dormida e roupa lavada. Beijoca.

    ResponderExcluir