Olá!

Bem vindos ao diário de uma brasileira em Timor-Leste - uma meia-ilha no outro lado do planeta que a todos encanta com a magia do canto de uma sereia.
Ou seria o canto de um crocodilo? Bem... em se tratando de Timor, lafaek sira bele hananu... :-))

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

25 de janeiro de 2010 – O Manjar de um Anjo



Hoje foi um dia importante, pois foi meu primeiro dia de trabalho no Profep. Desde 2005 eu desejava fazer parte desse projeto, mesmo quando Michelle dizia que “algumas pessoas nascem para ser felizes, e outras nascem para trabalhar no Profep”. Sei que o trabalho é estressante, sei que a cobrança é pesada, sei que o horário de trabalho é puxado... vai ver que não nasci pra ser feliz... Bem era só uma brincadeira já que Michelle, Sandra Beiju, Jaílson, Lúcia Inês e outros pioneiros do Profep -Timor fizeram um excelente trabalho. A boa e serena Wanda deixou saudades por aqui e é lembrada até hoje, não apenas como a condutora desse trabalho de qualidade, mas também como uma pessoa equilibrada e amiga.

O progresso da cidade parece ainda não ter chegado ao Instituto Nacional de Formação de Professores e tudo parece estar do mesmo jeitinho, parado no tempo. Até a buraqueira da entrada é a mesma. As escadas de junção entre os prédios que foram sendo anexados ao INFP sem planejamento, continuam com seus degraus irregulares e só a providência divina pode justificar que até hoje ninguém tenha quebrado o pescoço por ali. Ainda não encontrei com o Sr. Armindo, mas sei que andou perguntando por Tarcísio e preciso dizer-lhe que o Tarsa casou e mandou-lhe um forte abraço.

Hoje também foi importante, por ter sido o dia em que curei uma diarréia que me atormentava há uma semana. Fui me consultar com uma médica cubana que dá plantão duas vezes por semana na Casa Vida e, claro, foi Simone quem arranjou tudo. A médica, jovem e simpática, me ouviu falando em Português o mais vagarosamente possível e respondeu num Espanhol também em slow motion. Disse que eu tive “diarrea de los viajeros”, coisa que eu nem sabia que existia, mas facilmente curável com um antibiótico. Como passei muito tempo me esvaindo em água, a doutora passou também um soro hidratante e logo me senti melhor.

Agora, sem dúvida alguma, o fato mais importante do dia, e que me curou por completo de qualquer mal, foi ter provado um manjar recebido das mãos de um anjo. Ainda não eram sete da noite quando ouvi baterem na minha porta. Pensei que fosse um dos meninos e mandei entrar. Lá vinha Simone, na carreira depois de um dia exaustivo de trabalho e a caminho de uma casa para onde se mudou há dois dias, me trazendo um pote cheio de sopa! Disse que a médica comentou que eu não podia comer comida condimentada e por isso ela fez uma sopinha de legumes para eu me alimentar bem. Se alguém me contasse que existe uma pessoa como Simone acho que eu não acreditaria, mas se você estiver por aqui lendo meu blog sem conhecê-la, por favor, creia que ela é real, mas terá que vir até Timor-Leste para constatar. E não é fácil identificá-la: Simone prende as asas nas costas e solta os cabelos por cima pra disfarçar já que é um anjo muito modesto e fica sem graça quando recebe agradecimentos ou elogios.

Um comentário:

  1. “diarrea de los viajeros” também conhecida como "turista" ! Logico que vc a conhece. Imagine um carioca chegando na Bahia e caindo matando numa comida cheia de azeite de dendê e muita pimenta, nao da outra, diarréia na certa.
    Sem falar que os microbios que circulam num dado lugar (e que com os quais nosso organismo ja esta acostumado) nao sao os mesmos que circulam em outros...
    Patrick quase morreu na India em 1998 de uma "turista" se eu nao estivesse do lado para dar os remédios e tomar conta dele, o mesmo teria empacotado.

    ResponderExcluir